top of page

Currículos Candidatos

Mulher com tablet

Fraklin Douglas

rumborinha.png

PSOL

Pelo PSOL, Professor Franklin promete governar para maioria em São Luís

Chapa do PSOL planeja gerar 50 mil empregos ao longo do mandato

Franklin Douglas, do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), é o único candidato à
prefeitura de São Luís a integrar uma chapa inteiramente negra. Com seu vice, Arouche (PSOL), ele teve sua candidatura confirmada no dia 13 de setembro, em evento partido no Espaço Solar da Terra Maria Firmina.

O Professor Franklin, além da vivência política, tem uma extensa atuação acadêmica, sendo um dos poucos candidatos com doutorado no pleito deste ano. Formado em Jornalismo e em Direito pela Universidade Federal do Maranhão, o socialista já foi professor dos cursos de Jornalismo, Radialismo (ambos na UFMA) e atualmente coordena o curso de Publicidade e Propaganda de uma faculdade particular na capital.

Além disso, ainda é professor substituto no departamento de Direito da UFMA.
No mestrado e doutorado, realizados pelo programa de Políticas Públicas da UFMA,
defendeu trabalhos que versavam sobre o poderio político e econômico da mídia no
Maranhão, tendo sua tese de doutorado sido premiada, em 2018, pela FAPEMA.

Trajetória Política

Conforme entrevista à redação do Rumbora* , o professor Franklin afirma que sua carreira política começou ainda como estudante universitário, atuando em movimentos e diretórios de representação estudantil. As investidas na atuação política na esfera municipal começaram em 1996 quando candidatou-se pelo PT a vereador, recebendo 416 votos, conforme site do TSE. Em 2004, voltou a se candidatar a vereador, recebendo 353 votos.

Em 2007, é empossado secretário adjunto na Secretaria de Trabalho e Economia Solidária, pelo governo Jackson Lago. Já, em 2010, Franklin deixa o PT por divergências políticas, filiando-se ao PSOL.

* Entrevista concedida, via email, no último dia 24 de setembro de 2020 à redatora Polyana Amorim.

Ações e Projetos

Até esta nova candidatura, agora à prefeito de São Luís, o professor Franklin Douglas dedicou-se à docência e militância no PSOL, participando de mobilizações diversas e assumindo cargos importantes dentro do diretório estadual, como tesoureiro e secretário geral.

Em 2019, o PSOL/MA foi intimado a prestar contas e devolver a quantia de R$60.058,97 referente ao exercício financeiro do partido no ano de 2015, quando o candidato era tesoureiro do diretório.

Além da atuação na política e na docência, o candidato ainda exerce o ofício de jornalista e escreve frequentemente textos de opinião, em sua maioria sobre análise política para veículos impressos de São Luís.

Eleições 2020

Em seu plano de governo, pensado para “as maiorias”, o professor Franklin objetiva gerar 50 mil empregos nos quatro anos de gestão, criando agências municipais de Trabalho.

Ainda promete trabalhar com um plano de enfrentamento a pandemia causada pelo
coronavírus, com a implantação de uma barreira sanitária permanente nos pontos de
acesso à cidade. Além de pretender também implantar um projeto de lei de passe livre aos estudantes.

Confira o plano de governo completo do Professor Franklin Douglas aqui no site do
Rumbora Marocar.

bottom of page