Mulheres, rumbora ocupar mais espaço na política!
UPAON AÇU - Há quase 90 anos, as mulheres conquistaram o direto de votar e de serem votadas no Brasil. O preenchimento desse espaço foi determinante e incentivador para que nós ocupássemos também os cargos protagonistas na política.
Como tudo na história anda a passos bem morosos, quando o assunto é mulher, é ainda mais complicado! É bem aquela máxima “devagar, quase parando”. E olha que as mulheres são a maioria da população e a maioria do eleitorado (52,50%) no nosso país. Porém, o número de mulheres ocupando cargos políticos nos poderes legislativo e executivo ainda é muito pequeno.
Vivenciamos mais um período eleitoral e mais uma triste realidade! Entre os 10 aspirantes à prefeitura de São Luís este ano, as mulheres só compõem chapas como vice. No parlamento municipal, é possível fazer a diferença, elegendo vereadoras.
Ei pequenes, Rumbora reverter este quadro, começando aqui mesmo na nossa cidade, em São Luís.
As eleições municipais de 2020 estão bem aí e são uma grande oportunidade aumentar a representatividade feminina na política. Conheça bem quem são as candidatas e avalie suas propostas.
É preciso mudar o quadro vergonhoso da eleição municipal passada. Em 2016, foram eleitas apenas três vereadoras para ocupar o cargo, dentre as 31 vagas para a Câmara de Municipal de São Luís.
Assim como a sociedade, a câmara deve ser diversa!
As mulheres são tão capazes quanto os homens e, em alguns casos, são mais sensíveis a causas como saúde, educação, segurança e no combate ao machismo e à misoginia. Quanto maior a participação de mulheres na política, mais conquistas femininas serão alcançadas.
Lugar de mulher é na política ocupando cargos públicos. Só assim teremos uma democracia de fato inclusiva, mais igualitária e com justiça social.
Comments